Blog Oliver Jóias

Casamento econômico: decoração

Parece muito vaga a idéia de fazer um casamento econômico? Algo intangível? Hoje vamos te ajudar com isso, vamos lá!

Se você está começando a planejar o seu casamento, e já viu altos orçamentos vindo em sua direção, respire fundo e acompanhe esta série de posts para que você faça um casamento econômico mantendo o bom gosto e o estilo de casamento que pretende ter.

Wedding-Decor1

O primeiro post da série trata-se de decoração, que por sinal, é um dos itens mais caros, perdendo apenas para buffet e, às vezes, salão ou espaço para recepção. Isso falando em termos para o dia do casamento, mantendo fora da equação vestido, alianças…

Para ajudar com este post, convidamos o decorador Gabriel Castanho. Ele é especializado em casamentos, Festas de 15 anos e outros eventos do gênero. Ele nos deu dicas preciosas que poderão ajudar você a ter um casamento econômico lindo, dos seus sonhos, não gastando muito.

1 – A primeira dica vale para o casamento como um todo: PLANEJE COM MUITA ANTECEDÊNCIA. Isso possibilita ver todas as opções possíveis de decoração, flores sazonais, pesquisar a tendência, etc. Ao planejar, crie uma planilha – nela você colocará o que pretende gastar com cada item do casamento.

casamento-economico-decoracao-planejamento

2 – Ao orçar tenha em mente o valor que pretende gastar com cada item – você conseguirá eliminar orçamentos que excedem esse valor. Mas, sempre analise o custo benefício, o barato pode sair caro.

casamento-economico-decoracao-orcamentos

3 – Escolha a data certa para o seu casamento – se o seu casamento for próximo a alguma data comemorativa como Dia das Mulheres, Dia das Mães, dos Namorados, as flores tendem a aumentar seu valor, por exemplo. Ao escolher uma data durante o verão, a oferta por flores também fica mais cara, pois nesta estação do ano as flores são escassas, não ficam em tão boa qualidade quanto poderiam ficar por conta do calor excessivo.

casamento-economico-decoracao-data

4 – Procure empresas de decoração pequenas – por serem menores e, muitas vezes, estarem ascendendo no mercado, oferecem preços bons e custo benefício garantido para o cliente. Essas empresas pequenas, muitas vezes, fazem apenas 1 evento por dia e não três ou mais, como as grandes empresas. Deste modo, o atendimento se torna mais personalizado.

5 – Solicite ao decorador flores da época – para as mulheres, muitas vezes, cada detalhe do casamento já está pré-determinado, isso inclui a flor específica que quer neste dia. Se esta flor for a da época, ótimo, se não for, tente abrir a sua mente para novas opções. As flores da estação são mais baratas e tem em abundância. Aqui também entra em jogo o tipo de flor que pretende ter em seu casamento, pois independente da época, flores nobres serão sempre mais caras que as flores simples.

casamento-economico-decoracao-flores-da-estacao

6 – Caso você faça casamento na Igreja e nesta não houver rateio entre as noivas (às vezes há mais de um casamento na Igreja no mesmo dia que o seu), procure economizar, pois a cerimônia leva apenas de 40 minutos a 1h, em média.

casamento-economico-decoracao-barata

7 – Optar por folhagens, grãos e até arranjos já nos vasos acabam sendo mais baratos que flores. E podem ser uma alternativa para colocar ao lado da mesa de buffet.

casamento-economico-decoracao-graos

8 – Orce também o aluguel de vasos e passadeiras – o aluguel muitas vezes sai mais em conta que a compra e depois você não fica com muitos vasos, tapetes em casa.

casamento-economico-decoracao-passadeira

9 – Menos é mais – escolha arranjos pequenos pois esses exigem menos flores que os maiores, mas não esqueça de escolher flores de boa qualidade. Menos flores, menos gastos. E menos trabalho também.

casamento-economico-decoracao-arranjo-de-mesa

10 – Se atente a blogs de moda e dicas de casamento. Os mini wedding (mini casamentos com até 100 pessoas) estão na moda atualmente e por ter um número reduzido de convidados e até de tempo podem ajudar na economia na hora da festa.

casamento-economico-decoracao-mini-wedding

Infelizmente, em se tratando de casamento, qualquer variável pode aumentar os custos, como puderam ver. Fique atento, se planeje, e tenha sempre um Plano B que te satisfaça da mesma maneira que o Plano A faria. Respire fundo, mantenha a calma e curta cada momento, seja alegre ou chato, da organização do casamento.

Acompanhe as próximas dicas e envie suas perguntas, dúvidas ou sugestões.

Visite nossas redes sociais e acesse nosso site!
https://www.facebook.com/oliverjoiasaliancas/
https://www.instagram.com/oliverjoiasaliancas/
www.oliverjoias.com.br

[wdps id=”2″]

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós chame no WhatsApp